top of page

Ana Luísa Cadilhe Marques nasceu na Póvoa de Varzim no ano de 1985, onde iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos de idade na Escola de Música, na classe do Professor Jorge Ribeiro. No ano letivo de 2000/2001 ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde concluiu o oitavo grau de violoncelo com 18 valores com o mesmo professor.

​Ao longo da sua formação teve a oportunidade de trabalhar a solo com Lluís Claret, Xavier Gagnepain, Miguel Rocha, Catherine Strynckx, Pal Banda, Pieter Wispelwey, Paulo Gaio Lima, Agnés Vesterman, Alexander Kniazev, Michel Strauss e Anne Gastinel, e em música de câmara com Ana Ester Neves, Daniel Rowland, Carlos Alves, Paulo Jorge Ferreira, Riszard Woycicky, Vladimir Mendelssohn, Jacek Klimkiewicz, Radu Ungareanu e os quartetos de corda Prázak, Fine Arts, Pavel Haas, Ébéne, Ardeo, entre outros.

​Tem vindo a colaborar com a Orquestra do Teatro de S. Carlos, Orquestra Sinfónica do Algarve, ESART Ensemble, Orquestra Sinfónica da ESART e Orquestra Sinfónica Euro-Atlântica, tendo trabalhado com maestros como Osvaldo Ferreira, Cesário Costa, Vasco Pearce de Azevedo, Omri Hadari, Luís Carvalho, Pedro Amaral, Xavier Gagnepain, Christopher Bochmann, Stefano Trasimeni, Laurent Wagner, Dino Ciacci e Timothy Russel. Faz parte da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim (OSPV) desde a sua fundação com a qual já gravou quatro cd´s.

Colaborou com Fernando Tordo e a Stardust Orquestra, tendo realizado concertos em diversos pontos do país.

​Obteve o 1º, 2º e 3º Prémios do Concurso Regional de Instrumentos de Arco de Braga.

É membro fundador do Chmann Trio e do (Des)Concertante Trio com o qual obteve o 1º Prémio na Coupe Mondiale de Accordeón (Noruega), 1º Prémio no FOLEFEST, 2º prémio no Concorsi Internazionale di Musica della Val Tidone (Itália) e o 2º prémio no Prémio Jovens Músicos da RDP (19ª e 20ª Edições na categoria de música de câmara – nível superior). Estreou as obras “Concertino” (2005) de Sérgio Azevedo, “Triopus” (2005) de Paulo Jorge Ferreira, “Desconcertante” (2005) de Carlos Marques e “O Medo do Ritmo Branco” (2006) de Carlos Marecos, dedicadas ao Trio. Com a mesma formação foi considerada “Figura da Semana” pelo jornal Público em Junho de 2006 e distinguida no mesmo ano como “Figura Jovem do Ano” pela Gazeta do Interior. Em Fevereiro de 2007 o Instituto Politécnico de Castelo Branco atribuiu-lhes o Troféu de Mérito reservado a ex-alunos da instituição que se tenham distinguido pelo seu elevado desempenho profissional.

É também membro fundador do Quarteto Verazin, estrutura apoiada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, com o qual estreou mundialmente no FIMPV (Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim) o Quarteto nº2 “Movimentos do Subsolo” (2008) e “Verazin nº1” (2009) encomendado expressamente aos compositores António Pinho Vargas e Carlos Azevedo. Em Outubro de 2008 gravaram “Movimentos do Subsolo” para a editora Numérica.

Tem vindo a realizar concertos tanto a solo como integrada em diversas formações um pouco por todo o país, gravando para a RDP (Antena 2), RTP Internacional, SIC, RTP, TVI e Beira TV.

​No ano letivo de 2003/2004 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) onde concluiu a licenciatura do curso de Música/Instrumento na classe do Prof. Miguel Rocha.

Terminou o Mestrado em Ensino de Música​ na Universidade do Minho no ano de 2013 onde estudou com o violoncelista Pavel Gomziakov.

Atualmente leciona na Escola de Música da Póvoa de Varzim e é assistente da Direção Artística do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

Ana Luísa Marques

bottom of page